Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

O processo de adoção no Brasil: inovações trazidas pela Lei 13.509/17.

Publicado por Cleidiane Gomes
há 5 anos

A adoção caracteriza-se como o ato pelo qual alguém estabelece um vínculo de filiação, independente de qualquer relação de parentesco consanguíneo ou afim, com uma pessoa que geralmente lhe é estranha.

Vale dizer que a adoção é medida excepcional e irrevogável, podendo ser recorrida apenas quando esgotadas todas as possibilidades de manutenção da criança ou adolescente na família natural ou extensa.

A lei 13.509/17 trouxe mudanças significativas em prol de tal instituto, objetivando facilitar a Adoção no Brasil.

Houve a fixação de prazos e parâmetros mais enxutos e razoáveis, como a modificação no prazo do estágio de convivência que passa a ser de 30 (trinta) a 90 (noventa) dias, contados em dias corridos, objetivando um processo mais célere.

Instituiu-se também a figura do apadrinhamento, inclusive por pessoas jurídicas.

O apadrinhamento consiste num vínculo jurídico com pessoa física e também com pessoas jurídicas para fins de convivência familiar e comunitária, visando o desenvolvimento integral da criança ou adolescente.

A referida lei garante a estabilidade provisória ao empregado adotante ao qual tenha sido concedida guarda provisória para fins de adoção, alterando o artigo art. 391-A da CLT e inseriu também ao art. 396 da CLT que a empregada que adotar tem direito a dois descansos especiais de meia hora cada um para amamenta-lo.

Em resumo, a lei 13.509/17 fixa prazos ao procedimento da adoção, além de ostentar relevantes mudanças que contribuem com o tratamento das crianças e adolescentes como sujeitos de direitos, visando desburocratizar o processo de adoção.

Em caso de dúvidas, procure uma Advogada (o).

  • Sobre o autorADVOGADA FAMILIARISTA - Minha missão é ser parte na resolução do seu problema.
  • Publicações34
  • Seguidores13
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações536
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-processo-de-adocao-no-brasil-inovacoes-trazidas-pela-lei-13509-17/728172922

Informações relacionadas

Joao Gravina, Advogado
Artigoshá 2 anos

Você sabia? que uma mesma família pode receber 2 benefícios de BPC/LOAS

Andressa Cunico, Advogado
Artigoshá 4 anos

Lei n° 13.509/2017: As Principais alterações da nova Lei de Adoção no Ordenamento Jurídico Brasileiro

Patrícia Bonetti, Advogado
Artigoshá 11 meses

"É permitido receber dois BPC LOAS Idoso na mesma residência?"

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)